25 agosto 2011

Os primeiros cristãos faziam Grupo de Reflexão

 Grupo de reflexão União da comunidade Santa Luzia do Bairro Vista Alegre em Barra Mansa RJ, faz parte da paróquia de Santa Cruz, está completando no dia 13 de setembro 16 anos de serviços prestado a comunidade.

           A Palavra de Deus é anunciada para formar o Povo de Deus. Não tem jeito de pensar em comunidade cristã desligada da Bíblia. É ela que convoca e reúne o povo. A comunidade nasce da Palavra de Deus. Ela é o nascedouro da comunidade. Por isso o Grupo de Reflexão é o ponto básico da comunidade. É através dele que vamos criando intimidade com a Bíblia.
         O Grupo de Reflexão é o canteiro donde brotam os serviços e as pastorais da comunidade. Quando um católico ou um movimento de Igreja não valoriza os Grupos de Reflexão, eles ficam sem rumo, sem fundamentação. Isto faz com que continue existindo o católico de fila, de tradição, sem ter razões conscientes de sua fé. Um movimento de Igreja sem a reflexão da Bíblia, fica fechado em si, enrepolhando e por isso vai morrendo de dentro para fora.
         Os primeiros cristãos se reuniam toda semana para refletir o ensinamento dos apóstolos. Eles eram perseverantes nessas reuniões. A reflexão não ficava só em palavras. Tinham ações concretas: se entrosavam, partilhavam seus bens. Por isso atraiam muita gente para seus grupos. No tempo de São Paulo os cristãos se reuniam também nas casas (1Cor 16,19).
         Como os primeiros cristãos, devemos fazer os grupos de reflexão com gosto. Fazer a reunião de grupo, toda semana. Não deixar acumular reuniões para depois fazer todas de uma só vez. Devemos acompanhar todas as reuniões, não só quando a reunião é na minha casa. Não podemos ser caroneiros, só apoiando os que os outros dizem. Devemos evitar respostas prontas. Grupo de Reflexão deve ser um grupo missionário, capaz de despertar novos grupos.
fonte : Movimento Boa Nova

Devanil Lacerda de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário